quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Gênesis

E depois de muitos meses eu lembro que tenho um blog. Eu não, Gabriel me lembra. Enfim, vos venho anunciar que, durante essas férias, me pus a ler o Gênesis, primeiro livro da Bíblia Sagrada. Para muitos pode parecer muito absurdo, devido à minha (falta de) espiritualidade, porém adianto que o motivo para isso não passa de curiosidade. Pois bem.

Que Deus criou o mundo os cristãos já sabiam, porém uma coisa me intrigou nessa história. Digo, mais do que normalmente o criacionismo já me intriga... Durante o primeiro dia, criou os céus, a terra e a luz. No segundo, fez umas remodelagens. No terceiro, separou mares e continentes e criou os vegetais. No quarto, fez o sol, a lua, e as estrelas. No quinto, criou as aves e animais marinhos. Por fim, no dia sexto, criou animais terrestres e, à sua imagem, homem e mulher.

Vamos analisar, deixo claro que sob meu ponto de vista, cada um dos dias separadamente:
Dia primeiro: no problem.
Dia segundo: OK.
Dia terceiro: certo...
Dia quarto: Me parece que falta alguma coisa. Os luminares criados por Deus são definidos como o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite, além das estrelas. Porém à terra também chegam a luz proveniente de outros planetas do sistema solar e objetos espaciais como quasares e outras galáxias ativas. O que não vemos a olho nu mas também acharia relevante ser comentado, são os satélites desses planetas, assim como exoplanetas, além de poeira interestelar, matéria escura e etc. Também acho que, no mínimo, deveria ser explicado que Deus pôs as galáxias em movimento tal, que todas se afastam de um mesmo ponto, para induzir cientistas erroneamente à teoria do Big Bang.
Dia quinto: no problem.
Dia sexto: Aí Deus cria animais terrestres, incluindo o homem. Sabemos, por meio de estudo de fósseis, que há muito tempo atrás, existiram animais terrestres muito grandes, os quais chamamos hoje em dia de dinossauros. A única possibilidade para sua existência, que já é comprovada, é que tenham sido criados nesse dia, por serem répteis. Porém a sua extinção, que eu acho algo muito relevante, não é comentada em nenhum momento. Pode ser também que nunca tenham existido, porém deveria ser dito pelo menos que Deus criou os fósseis (falsos!) debaixo da terra. De qualquer maneira, poderiam ter no mínimo informado que Deus manipulou a quantidade de isótopos radioativos nas rochas para induzir cientistas a acreditarem erroneamente, através da datação radiométrica, que a Terra tem bilhões de anos.
Dia sétimo: Depois de ter criado os reinos Animalia e Plantae, Deus descansou e se esqueceu do Fungi, Protista e Monera, mas parece que se criaram sozinhos.

Para que o post não fique muito longo, vou deixar a Arca de Noé para o próximo.

Aos que chegaram até aqui, peço suas opiniões, tanto de criacionistas como... não-criacionistas, tanto de ateus como de teístas, se não for pedir demais...

P.S.: Deixo claro que respeito vigorosamente qualquer crença, isso é só a minha maneira de ver as coisas.