sábado, 24 de abril de 2010

Prazer

Após férias intermináveis, resolvo fingir que não negligencio meu (quase não mais do Thiago) blog. Tive algumas ideias, mas não desenvolvi nenhuma. Em breve virão ao conhecimento de todos os leitores (se é que resta algum).

Prazer é uma palavra, pra mim, sem definição convincente: 1 Alegria, contentamento, júbilo. 2 Deleite, gosto, satisfação, sensação agradável. 3 Boa vontade; agrado. 4 Distração, divertimento. Discordo de tudo. O que define uma atividade prazeroza não é necessariamente o que ela proporciona enquanto é executada, e sim, necessariamente, a vontade, necessidade que ela nos causa de repeti-la. Não se gosta de chocolate, necessariamente, porque enquanto se come chocolate se sente alegria, contentamento, júbilo, deleite, gosto, satisfação, agrado, seja o que for, mas sim porque depois de comer chocolate, se sonha em repetir a ação.

O "necessariamente" se explica pelas excessões: é claro que em determinadas ocasiões gostamos do que estamos fazendo e obrigatoriamente quereremos fazer de novo. Essas excessões seriam absolutamente prazerosas, logo raras. Prazer absoluto é sublime. Prazer comum é ordinário. São antônimos.

6 comentários:

Ju.M disse...

Uma leitora você tem, fica tranquilo.
Você levantou uma questão um tanto quanto interessante e me fez refletir um pouco. E tenho que admitir, concordo plenamente, tudo depende da vontade/ necessidade de repetir o que lhe é prazeroso.
SE não for abuso, gostaria que você levantasse uma discussão sobre felicidade, tem como?

Unknown disse...

Tive mto prazer em ler esse texto. Aliás, tenho mto prazer em ler o seu blog...

Rayza Fontes disse...

logo que comecei a ler já imaginei que o exemplo seria chocolate.Ou música. E vc ainda tem três leitores =D

stephanie goebbels disse...

quatro leitores. :D

stephanie goebbels disse...

4 leitores. :D

Bruno disse...

5 leitores :D
Nunca tinha pensado dessa maneira XD