sábado, 28 de maio de 2011

Música eletrônica

Ontem tive a oportunidade de "apreciar" devidamente a música eletrônica. Já não gostava, mas dessa vez prestei um pouco mais de atenção que o normal. Se um dia disse ao Thiago, fielmente anti-música-eletrônica, que "tem algumas que são legaizinhas", retiro o que disse. Bem, à análise.

Nunca tinha reparado como este tipo de música é tão pobre. Em 90% das músicas, se destacam dois ou três elementos principais: a percussão, o sintetizador e a voz, caso haja. Comentemos cada um, a começar pela percussão. Por se tratar de um ritmo reto, ou seja, notas principais em tempos fortes, ela deixa a desejar. Ao fato de o ritmo se manter constante durante toda a musica e de as viradas serem sempre as mesmas, soma-se o de que muitas das vezes o bumbo, que contém o grave, já é afinado de acordo com a música, o que elimina a necessidade de um baixo. Quanto ao sintetizador, é igualmente decepcionante. Constatei que, ao contrário do que pensava, a música eletrônica comercial tem as harmonias mais pobres e simples de todos os tempos, vencendo até da música pop. Prefere-se usar um som apenas à combinação infinita que permite o sintetizador, além de manter um, dois, três ou, quando muito, quatro acordes durante a música inteira, sempre, claro, na mesma ordem. A parte vocal nem se comenta, auto-tune propositalmente descarado.

Resumindo, as regras da música eletrônica são: criatividade proibida, tudo o mais fácil possível e qualquer um pode fazer, basta ter dinheiro e aqueles equipamentos fodões que fazem tudo pra você, frisando que também é proibido saber qualquer coisa sobre música. Quando a gente vê que esse tipo de... coisa faz mais sucesso que infinitos gêneros de música BOA, dá até vontade de chorar. Finalizando, a todos que já me disseram "Não tem que ouvir a música, tem que sentiiir!!", respondo:
"FOI MAL, MAS EU NÃO CONSIGO SENTIR ESSA MERDA!!!".

Deixo claro que tratei aqui do tipo mais comercial de música eletrônica, pois reconheço que dentro dela há muito de bom, que obviamente não faz sucesso.

E que se exploda toda a música eletrônica!!!

7 comentários:

MARIA ISABEL LEMOS disse...

Acho questao de gosto, até porque muitas vezes essas musicas sao feitas apenas para dançar, e ate mesmo para fazer exercicios entao talvez a batida que voce considera pobre seja a mais adequada pro ambiente onde se toca a musica eletronica e pra acompanhar durante uma corrida ou algo assim, porque o ritmo, apesar de ser simples eh estimulante. Acho questao de gosto, como todo genero musical vc pode encontrar coisas boas em musica eletronica assim como coisas ruins. Acho que voce overreacted....

Caio Neves disse...

sim, concordo que eh questao de gosto, essa ai eh a minha opiniao, com certeza a grande maioria tem outra.

Gabriel Abreu disse...

concordo com a bebel caio, vc n vai correr na esteira ouvindo "octopus's garden"..tudo tem seu devido lugar..

Caio Neves disse...

nao disse que tem que ser outro tipo de musica pra substituir a eletronica. disse que nao precisa ser eletronica ruim.

Thiago Medeiros disse...

Finalmente concorda comigo, viadon!

Corria na esteira com Through the Fire And Flames... Era irado
Dancei ao som de System of a Down
Fiz corrida (ps3, né) ao som de Avenged Sevenfold

Eletronica é facilmente substituível... mas isso não vem ao caso pqe tem gente que gosta... Assim como tem gente que gosta de Restart e Funk...

O grande problema desse estilo e das músicas de hoje em dia é que elas são quase 100% feitas no computador, fazendo com que não seja necessário saber qualquer coisa sobre música (assim como vc disse)...

Grande problema, paradoxalmente, é também o melhor do século XXI: a computadorização de tudo!

Anônimo disse...

desculpa discordar... Tem musica eletronia boa sim, e eu sei que vc fala isso no penultimo paragrafo do seu texto. Mas existe musica eletronica ruim assim como existe musica erudita, pop, rock, e qualquer outro gênero de baixa qualidade. Além do mais, vc considera um dos pontos fracos da musica a simplicidade, quando diria que é seu ponto forte em alguns casos. Segue padrões de musicas tribais, sei que de forma diferente, mas muitas vezes capaz de provocar a mesma extase. Enfim, não sou um fã da música eletronica comercial e por muito tempo fui contra qualquer tipo de musica eletronica. Na verdade, acho que fui contra qualquer musica feita após os anos 70, mas deixei meus preconcentos de lado.
Alé do mais a música eltronica produzida hoje em dia pode ser mais complexa e trabalhada do que qualquer rock. Basta dar uma mínima pesquisada e não cair nos idéias falsas da moda. Imagino que suas opiniões tenham como base musicas de seus amigos "nighteiros" que sonham ir pra ibiza, mas omundo da mundo da música eletronica vai muito além disso. Poderia escrever de muitos artistas, mas vou citar dois principais para talvez fomentar sua curiosidade:

Flying Lotus: produtor ingles, neto da mulher do jazzista John coltrane. Usa muito jazz na sua música e thom yorke, vocalista do radiohead e músico mais influente dos anos 2000 é fã número 1.

Yonlu: Menino do rio grande do sul, se matou aos 16 anos em 2006. Gravava músicas em casa, e deixou um cd com a seguinte frase junto de sua carta de suicídio: "Eu acredito que a cadência e a harmonia certas no momento certo podem despertar qualquer sentimento, inclusive o da felicidade nos momentos mais sombrios". Gravou canções de mpb, rock enfim, muitas coisas. Mas o que se destaca, na minha opinião, são as músicas eletronicas, uma delas inclusive feita com o barulho de sua impressora e com uma melodia linda.

Enfim, é bom não ter preconceitos... Se não gostar deles, o que é fácil, não pelo apelo popular, mas por conta dos nossos ouvidos não estarem habituados a esses sons, pelo menos terá uma visão mais completa

Abrasss

Anônimo disse...

Marco Carola, Ilario Alicante,Ricardo Villalobos,Joris Voorn,Hernan Cattaneo,Solomun,John Digweed,Sasha,Sharam,Guy Guerber,Fabricio Peçanha,Gui Boratto..... muito mais.