sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Enquete 2

Fui ontem a um churrasco que reuniu vários trabalhadores de uma mesma empresa, todos do sexo masculino. Gosto de ir à essas ocasiões só para observar a conversa dos cidadãos. É impressionantemente válido o estereotipo que as mulheres adotam para descrever as nossas conversas: o assunto nunca diverge muito de futebol, bebida e mulher. Volta e meia ainda aparece uma política, mas logo é ofuscada. Para mim o mais interessante de se observar é o papo sobre mulher. Hoje já me acostumei, mas sempre fico perplexo com algo que para todos eles é banal. A infidelidade é tratada como piada nas rodas de conversa, e por mais que isso faça parte do quotidiano dos homens, não me conformo. Sinto-me estranho escrevendo sobre isso. Como um desertor à própria raça. Mas se dela faço parte, prefiro à ela me tornar opositivo. Não sei se poso aqui de ingênuo, mas não entendo esse comportamento masculino. Sinto-me desconfortável com os relatos de traição, de falta de honestidade, de falta de lealdade. Ontem jantavam apenas homens mais velhos, todos com mais de 35 anos. Não sei se é nessa fase da vida que nos encontramos em uma crise existencial. Não sei se a infidelidade é apenas a única saída dela. Minha atual namorada é também minha primeira, e com ela estou apenas há 5 meses. Pergunto-me frequentemente se é tão difícil se manter fiel à mesma mulher por vários anos. Para mim é esse o problema com o casamento. Ele se tornou uma etapa da vida tão crucial para os homens e mulheres, que quando nos encontramos envelhecendo solteiros ele vira uma necessidade. Qual é o sentido de se casar sabendo que ao parceiro não seremos fiéis? O que há de engraçado e divertido em denegrir uma estrutura tão delicada quanto o casamento?

Sei que a maioria dos leitores desse blog, assim como eu, tem cerca de 18 anos (sábado passado!! =D). Mas não custa nada ver qual é a opinião de vocês.

9 comentários:

Anônimo disse...

Gabriel,
é interessante ler um jovem escrever sobre este assunto. Acredito, apesar de ser de outra geração: "que seja eterno enquanto dure", velho mas verdadeiro! Portanto você está correto ao viver o seu relacionamento plenamente. Tive vários namorados e tenho amizade com eles, pois fomos honestos, mesmo quando terminamos (que é a parte mais dolorosa).
Quanto ao casamento, acredito que apesar de altos e baixos, se a base for boa (respeito, amizade, companheirismo, etc), é possível mantê-lo, o meu já dura mais de 16 anos.
Angela

Anônimo disse...

Titulos não importam, o que importa eh um parceiro saber como o outro se sente, se ambos se importarem igualmente, e souberem disso, um nunca trairá o outro, porém, nesse mundo anti-utópico, uma sentelha de desconfiança e ciúmes sempre deve acender, suponho eu. Então, a preocupação de um casal (seja o título que vc for dar...) não devia ser se manter fiel, isso eh consequência, seu foco devia ser manter a fé na mutualidade tanto de confiança como de sentimentos positivos em geral de seu parceiro.

nota- essa conta no google SUX - renan rosier

Caio Neves disse...

eu acho isso: traição eh um lixo, homem é frio e trata mulher como brinquedo. sem generalizaçoes nem nada...

Anônimo disse...

Gostei muito de voce ter tocado nesse ponto. Tenho refletido ultimamente sobre algo parecido: algumas pessoas (cuja maioria nem divido intimidade)ja me perguntaram se ja havia traido meu namorado. O que mais me espanta eh a naturalidade com que fazem a pergunta, como se isso fosse algo essencial em todo relacionamento! Chega ate a ser engracado, pois sou jovem e este comportamento, por mais que ultraz, eh de se esperar do publico mais velho.
Tenho poucos anos de vida mas, como sou muito reflexiva e observadora, criei uma certa perspectiva quanto a isso: os casamentos, em geral, sao forcados com pouca genuinidade. Por quais motivos? Sociedade, religiao, medo de ficar so... Nao acho justo tornar esta cerimonia judicial e/ou religiosa uma obrigacao na contemporaneidade, ja que muitos avancos sociais e tecnologicos ja foram realizados: a criacao de anticoncepcionais, a abolicao metaforica do corset e alguns outros.
O casamento, principalmente hoje, nao deve aprisionar ninguem. Se for para haver traicao eh melhor que nem haja relacionamento. Quem diz que gosta de sexo a tres esta mentindo!

MARIA ISABEL LEMOS disse...

Concordo plenamente! é engraçado como as pessoas perguntam (por mais que tenhamos só 18 anos) se ja traimos ou nao os namorados ou namoradas. Na minha opiniao, quando voce esta com alguem seja ele seu namorado, marido, ficante, leve o titulo que levar, voce esta com essa pessoa porque quer estar com ela. Nao é um obrigaçao, ninguem esta lhe impondo (na maioria das vezes) um relacionamento, entao se voce optou por manter um compromisso, faça o favor de honra-lo!

Gabriel Abreu disse...

exatamente ju, concordo plenamente..bebel, falou e disse: se voce optou por manter um compromisso, faça o favor de honra-lo! haha

Caio Neves disse...

bem, pelo que parece todo mundo se concorda aqui, eu inclusive.
tenho medo de, seila, daqui a 10, 20 anos geral mudar de opiniao e ficar igual ao tipo de gente criticado aqui.

Amanda Abreu disse...

Concordo. Não importa o quão sério seja o relacionamento e sim o crompometimento que se deve ter em relação a ele.

Anônimo disse...

Gabriel,
acredito que as traições acontecem devido a falta de comprometimento. Desde o momento em que decide-se casar, você esta se comprometendo com a outra pessoa.Deve estar ao lado dela em todos os momentos, bons e ruins.
O caso é que, para ter um bom casamento basta querer. Como qualquer coisa que pretende-se conquistar na vida.
EMPENHO, é a palavra ideal!Pq?...Porque você ama a pessoa que esta do seu lado?!
Acho que a traição é algo cultural, que esta irraigado nos homens. E agora se disseminando pelas mulheres tb.
É, a situação do ser humano esta crítica. Chego a ficar com pena dessas pessoas perdidas, que não conseguem discernir o certo do errado.
Táta