domingo, 2 de janeiro de 2011

Feliz 2011

Tem algo engraçado a respeito da festa de ano novo. Engraçado talvez seja até a escolha errada de palavras, mas pelo menos curioso. A maneira como todo mundo se comporta.

Até umas 23:50 é uma festa normal, como todas as outras, fora as roupas brancas e a preferência unânime pela champagne. Mas aí sempre tem alguém que grita “DEZ MINUTOS!!”. Isso basta pra excitar o povo. A contagem regressiva termina e logo começa o festival de estranhezas. Parece até um ritual, ao qual, pelo menos para mim, falta genuinidade: gente que eu nunca vi na vida me abraça, me beija, deseja tudo de bom. É o único tipo de festa que além de no início e no fim, você cumprimenta os desconhecidos também no meio.

O ainda mais interessante é que a esperança é palpável. “Não, 2011 será bem melhor que 2010”. Assim como 2010 foi melhor que 2009, e esse melhor que o anterior. É surpreendente a obsessão das pessoas pela perfeição. Vi em um filme que a perfeição é incognoscível. Encontrá-la é entender que ela não existe. Não é a divisão cronológica que vai mudar os fatos ou nos fazer menos ou mais infelizes. A virada de ano (mesmo que com lentilha) não é uma renovação que afastará as tristezas, as frustrações e as angústias. É, assim como as religiões, apenas uma superstição que nos conforta e nos guia rumo a uma utopia inatingível. À paz inalcançável. À felicidade inacessível.

Quem sabe ano que vem.

10 comentários:

Anônimo disse...

Tudo é caótico! e caos eh perfeito, entao tudo eh perfeito xD, virei esse ano fazendo duas coisas: tentar dormir e pensar na livia.

nota - essa desgraça n aceita minha senha, ai n faz login -_-, Renan Rosier

Caio Neves disse...

cara, em jogo de futebol tambem acontece isso quando eh gol. quando o botafogo foi campeao eu abracei todo mundo. hahahahahaha

Gabriel Abreu disse...

hahaha..pois eh, cada um tem sua noção de perfeição: vitória do botafogo, caos, livia..whatever works..

Ju.M disse...

AMEI! Sério, um dos seus melhores, eu acho.
Simples, engraçado e coerente até demais.
Não tenho mais nada a dizer além de: magnífico!

Gabriel Abreu disse...

brigado ju!! é uma sensação muito boa ter o trabalho elogiado =D

Anônimo disse...

Estou gostando dos textos de vocês... PE, seu vocabulário está de excelente qualidade...Mas não sei se é perfeição que as pessoas buscam... Acho que o que existe é a busca e daí derivam vários sinônimos - felicidade, amor, dinheiro, família, honra, generosidade...Não sei se dá para entender o que eu quis dizer...Aahaha Beijos, querido
Doan Fátima

DOna Fátima

MARIA ISABEL LEMOS disse...

AMEIIIIII, DIVINO VAU!
renan voce nao precisava ter assinado o seu comentario, a parte "pensando na livia" te denuncia

Gabriel Abreu disse...

own, obrigado família Machado..

Caio Neves disse...

"é uma sensação muito boa ter o trabalho elogiado =D"

você quis dizer: "é uma sensação muito boa ter o trabalho mais elogiado que o do caio =D"

Gabriel Abreu disse...

hahahaha..sai daqui invejoso