sábado, 1 de janeiro de 2011

Felicidade

A ideia não foi minha. Relendo comentários, revi uma sugestão que tinha ignorado, mas que agora me disponho a aceitar.

Obviamente felicidade é um conceito muito vago, que permite diversas interpretações. Adianto que muito do que vou escrever são besteiras e não admito interpretarem como se eu quisesse ser o dono da verdade, são só teorias, divagações, reflexões e afins.

Já ouvi falar muito que a felicidade está nas pequenas coisas. Concordo em muito, mas não totalmente. Ainda acho que as grandes coisas têm participação maior do que as pequenas. Ela está em grande parte no prazer. Ser feliz é ter o cotidiano repleto de atividades prazerozas, sejam elas de qualquer tipo.

Esse prazer pode estar incluído nas pequenas coisas, muitas vezes ligado à diversão. Ser feliz é se divertir. Quanto mais me divirto mais feliz eu sou. Não necessariamente. Não, definitivamente. Me espantava ver que pessoas que riam tanto ao longo do dia, muitas vezes não estavam satisfeitas com a vida. Ser feliz é estar satisfeito com a vida.

Logicamente as coisas ruins pesam. A ausência delas, mais precisamente. Ser feliz é não passar por desventuras. O difícil é saber até que ponto cada um desses tópicos influi. Por isso a felicidade é imensurável. Principalmente a felicidade dos outros. Isso torna dar conselhos altamente arriscado.

Acho que a felicidade está principalmente nas lembranças. Sim, definitivamente.
Eu acho que o presente tem uma participação muito miserável em todas as coisas. Nada importa enquanto está sendo executado, mas sim antes ou depois. A felicidade não está em nenhum fato ou atitude, mas sim nas lembranças, ressentimentos, mágoas, vontades, esperanças, espectativas.

Aliás, ser feliz é amar. Qualquer coisa, qualquer um, de qualquer jeito, desde que se ame. Ser feliz é amar. E aí deixam de importar todas as outras coisas, inclusive as lembranças, ressentimentos, mágoas, vontades, esperanças e as espectativas. Ser feliz é amar e ponto. E pronto.

(o pior de tudo é, depois te escrever muito, ter a sensação de que ainda tem muito o que ser escrito, de que nao consegui passar a mensagem que queria. mas afinal, quem se importa?)

4 comentários:

Carol disse...

Caio, definitivamente a felicidade está nas lembranças! Não posso concordar mais com o que vc escreveu! E essa última parte entre parentesis é totalmente a minha cara; esse sentimento de que por mais que vc escreva e procure diferentes palavras, a mensagem não é passad da maneira certa! Sinto isso várias vezes ao escrever, até já deixei de publicar vários textos por isso! Continue com o blog, eu amei, de verdade!! Obrigada por compartilhar (: Beijos, Carol

Renan Rosier disse...

Acho nomenclaturas relativamente imprecisas quando se trata de felicidade, se você está feliz, você também está triste, porém em porcentagens diferentes. Como eu tendo a não dar importância para cada ser humano como indíviduo unico (A não ser que essa pessoa seja a PORRA do amor da minha vida... enfim...), prefiro ver nossa raça como um todo, uma proporcionalidade constante e igual entre TODO homem e mulher, essa é a unica forma que nos vejo vivendo em paz(a sua "felicidade") com o mundo à nossa volta. Talvez quando nos dermos conta da nossa insignficância.

Anônimo disse...

Ai, Caio, sinto um cheiro de juventude nesse seu parecer... Ser feliz é amar( não importando o teor do amor...) se assemelha à história do folhetim romântico...E tudo é o amor...Veja o Renan falando tão educadamente da "porra " do amor da vida dele...Aahahah
Fui ver a REDE SOCIAL ( gostei muito) e , no final, já biliardário, o tal de Mark ainda acessa a página da antiga namorada e espera a aceitação dela, clicando repetidamente...Pensei eu " Dá-lhe, folhetim romântico"...
Enfim será que ser feliz é amar mesmo???? Hummmmm , sei lá...


Mas eu amo vocês para sempre!!!!!!

Ju.M disse...

Bom, já sei o que você vai dizer. haahahah Sim, eu sou contraditória, mas tenho que concordar que amar faz parte da felicidade. Mas não somente e não inteiramente. Existem formas de amor que fazem a pessoa infeliz de tanto amor, entende? Ou por ser uma obsessão no caso de paixão.
Não adianta, se felicidade tivesse definição, já estaria no dicionário. E adianto, a definição presente no dicionário fala de sucesso, êxito, dinheiro, ou seja, vaga e pouco representativa.

Beijos da sua amiga mais legal de todas,
Julia